quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dia do Matemático


A profissão de matemático está associada ao magistério, ou seja, à educação. 

E é esse o setor que ainda emprega boa parte dos formados que fazem a licenciatura em matemática, ou seja, os professores de matemática.





Entre as especializações, existe a matemática pura e a aplicada. A pura é totalmente científica e dirigida a vários tipos de pesquisa. Já a matemática aplicada, propõe-se a resolver problemas práticos da ciência e da tecnologia. 

Os matemáticos são cientistas que calculam, desenvolvem e resolvem problemas, criam fórmulas e modelos.

A matemática pura dedica-se à teoria, criando novos princípios, desenvolvendo relações entre os já existentes, reformulando teorias e ampliando as fronteiras do conhecimento. O avanço da informática abre novas perspectivas para a ciência, permitindo a visualização de soluções de modelos matemáticos na forma de desenhos de estruturas. A matemática aplicada fornece ferramentas, isto é, modelos matemáticos e métodos computacionais, para solucionar problemas de quase todas as áreas do conhecimento, como economia e finanças, engenharia, biologia, medicina, meteorologia, oceanografia, linguística.

Com a prática cada vez mais comum de atividades multidisciplinares, em todas as áreas se comprovam as transformações que ocorrem no mercado de trabalho. Na área de Matemática, essa ciência assume seu caráter diversificado ao romper os limites da educação formal e servir de instrumento fundamental nos setores da engenharia, meteorologia, economia, computação, mercado financeiro e até da medicina. O matemático pode transformar em dados numéricos as questões relativas a doenças e medicamentos, participando da criação de programas de computador que facilitem estudos e consultas. Assim, vemos que a matemática é uma das ciências que mais ajudam o homem a desenvolver outras formas do saber, e como um exemplo recente, temos a informática. 

Graças à codificação de dados, por meio de sequências de números binários, hoje se contabilizam inúmeras conquistas nos campos da saúde, da educação, dos transportes e da habitação. A matemática é uma ciência fascinante onde tudo pode ser explicado, porque a criação matemática se vale de equações e raciocínio lógico para simular todo tipo de situação.
Parabéns aos Matemáticos!
Fonte: http://omundoperfeitodamatematico.blogspot.com.br/2012/10/dia-do-matematico.html

Nenhum comentário: